Os americanos em breve serão capazes de pedir e pagar Big Macs por meio de seus telefones celulares.

A McDonald’s Corp. está testando um aplicativo de pagamento para celulares em Salt Lake City e em Austin, Texas, disse ontem a porta-voz Lisa McComb em um e-mail.

O McDonald’s, que divulgou ontem as vendas nas lojas americanas inauguradas há mais de um ano, que foram menores que as estimativas para agosto, está buscando formas de tornar mais fácil a vida dos clientes na hora de adquirir Big Macs, McWraps e sucos.

A rede não está sozinha na tentativa de impulsionar o crescimento em um momento em que muitos americanos estão comendo menos fora. A Burger King Worldwide Inc. oferece um serviço de entrega com um pedido mínimo de US$ 10 em algumas cidades dos EUA, enquanto a Chipotle Mexican Grill Inc. tem um aplicativo para receber pedidos feitos por dispositivos móveis.

“Você tem que olhar para toda a geração que está chegando e eu acho que estamos caminhando para uma sociedade sem dinheiro”, disse Bob Goldin, vice-presidente-executivo da empresa de pesquisas em restaurantes Technomic Inc., com sede em Chicago, em uma entrevista. Aplicativos para dispositivos móveis atraem a geração Y e adolescentes, disse ele.

“É um investimento que vale a pena” para o McDonald’s, disse Goldin.

Após fazerem seus pedidos por meio de um telefone celular, os clientes podem buscar sua comida nas lojas, na calçada ou pelo sistema drive-thru, segundo notas de uma reunião de junho de franqueados McDonald’s e executivos da empresa obtidas pela Bloomberg News. O sistema incluirá também promoções especiais, ofertas e um programa de fidelidade.

“Embora muitos concorrentes estejam divulgando seus esforços para conseguir se posicionar no campo dos dispositivos móveis, ninguém desenvolveu uma solução completa que integre todas as oportunidades que esta tecnologia apresenta”, consta nas notas.

O McDonald’s, com sede em Oak Brook, Illinois, subiu 0,5 por cento, para US$ 96,89, no fechamento de ontem em Nova York. As ações avançaram 9,8 por cento neste ano, enquanto o Índice Standard Poor’s 500 subiu 18 por cento.

Novas tecnologias

“Estamos sempre à procura de novas tecnologias para tornar a experiência do McDonald’s melhor para os nossos clientes”, disse McComb. “Estamos testando algumas dessas tecnologias em alguns mercados, por isso é prematuro especular sobre as decisões que podemos tomar após os testes, mas estamos empolgados em trazer, no futuro, uma experiência de ponta para os nossos clientes.”

O McDonald’s, que recebe cerca de um terço de receita de estabelecimentos dos EUA, está trabalhando para atender americanos com pouco dinheiro com novos produtos, como lanches com bife para o café da manhã, asas de frango e o sanduíche Quarterão com diferentes molhos e recheios.

A empresa já tem um aplicativo para telefone celular nos EUA, que permite que os clientes localizem restaurantes, encontrem informação nutricional e procurem empregos, introduzido em 2011. Um ano antes, a rede começou a oferecer rede Wi-Fi gratuita em seus restaurantes de todo o mundo para incentivar os clientes a ficarem em suas lojas.

O McDonald’s tem cerca de 34.700 lojas em todo o mundo, sendo mais de 14.100 nos EUA.

(Por Exame) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo