De acordo o PayPal , mais de 88 milhões de estrangeiros compram em sites brasileiros e movimentam mais de R$ 1,5 bilhões durante este ano
A Internet se tornou a vitrine do mundo e ajuda, constantemente, pessoas se comunicarem e enxergarem realidades diferentes, além de oferecer novas opções de compra de produtos e serviços. Desde que ingressou no imaginário internacional como palco de grandes eventos esportivos e economia emergente, o Brasil se tornou um destino real e certo dos estrangeiros dos mais diversos lugares do mundo.
De acordo, com o estudo do PayPal * , até o final deste ano, serão mais de 88 milhões de estrangeiros comprando em sites brasileiros, com gastos de cerca de R$ 1,5 bilhões. Entre os principais compradores estão, nesta ordem: os americanos, com R$ 849 milhões; chineses, com R$ 400 milhões; britânicos, com R$ 115 milhões; alemães, com mais de R$ 88 milhões; e australianos com cerca de R$ 9,5 milhões.
“O Brasil já ultrapassou a barreira comercial e cultural de diversos países mundo afora, sendo que os estrangeiros veem no nosso mercado possibilidades reais de consumo de produtos e serviços”, diz Mario Mello, diretor geral do PayPal para a América Latina. “No Brasil, as aquisições transnacionais devem gerar mais de R$ 4 bilhões em compras de estrangeiros em sites locais, até 2018. É a demonstração do grande potencial de mercado das empresas nacionais no exterior”, pontua.
Turismo receptivo em alta
De acordo com o Ministério do Turismo, ao todo, serão mais de 500 mil turistas estrangeiros que circularão entre as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Durante um mês de evento, entre jogos e partidas decisivas, este público será um potencial consumidor dos serviços de hotelaria e transportes nacionais, que poderão ampliar sua oferta.
“Um site de qualidade e com design atraente é o cartão de visita essencial, tanto para o público nacional quanto internacional. Porém, vale lembrar que construir um e-commerce local estruturado e aliado a uma marca amplamente conhecida pela segurança, simplicidade e comodidade, como é o PayPal, é a garantia necessária aos estrangeiros que querem comprar pacotes e passagens nacionais”, explica o diretor. Segundo ele, este comportamento acontece muitas vezes por conta do desconhecimento do mercado e varejos locais.
De acordo com o estudo do PayPal, 69% dos compradores transnacionais online citaram o medo do roubo de identidade e fraude como os principais empecilhos para efetuar um pagamento online além dos limites do seu País. Além disso, para 88% destes consumidores, a proteção ao consumidor é essencial para fazer uma aquisição em sites internacionais.
Estudo do PayPal intitulado “Rota Moderna de Especiarias”
(Por NoVarejo – Escrito por Erica Franco) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo