A joint venture formada pela gigante americana e a engarrafadora mexicana anunciou que fechou acordo para comprar 100% do capital da Spaipa Indústria Brasileira de Bebida SA, a segunda maior engarrafadora do sistema Coca-Cola no Brasil, por US$ 1,855 bilhão.
A transação precisa ser aprovada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). A Coca-Cola Femsa também vai pedir aprovação da The Coca-Cola Company para a operação.
Em 2012, a Spaipa apresentou receita líquida de US$ 929 milhões. A Coca-Cola Femsa estima que as sinergias capturadas com a operação nos próximos 24 meses devem ser de aproximadamente US$ 33 milhões no Ebtida.
A estratégia da Spaipa se encaixa geograficamente com as operações da Coca Femsa no estado do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, diz o comunicado da empresa sobre a transação. “Esta operação vai aumentar nosso volume no Brasil em 40%, o que nos permite chegar a 39% do volume do sistema Coca-Cola no País.”
A Spaipa é fabricante e distribuidora da Coca-Cola no Estado do Paraná e interior de São Paulo, possui sete centros de distribuição, tem mais de seis mil funcionários e atende cerca de 17 milhões de consumidores.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo