Após ter a oferta de 8,7 bilhões de dólares recusada em julho, a farmacêutica Amgen finalmente conseguiu comprar a Onyx, empresa de biotecnologia. A aquisição foi fechada por 10,4 bilhões de dólares e anunciada no último fim de semana ao mercado.
Com o acordo, a Amgen passa a ter o controle das operações da Onyx e o direito de comercializar o Krypolis – medicamento desenvolvido contra o câncer no sangue.
Além da Amgen, rumores de mercado indicavam que outras empresas também estavam interessadas em fazer uma oferta pela Onyx. A Pfizer, Novartis e Bayer eram os nomes mais cotados.
A Onyx foi fundada em 1992, como uma empresa de biotecnologia. No ano passado, foi eleita a melhor companhia do setor para ser adquirida, segundo uma pesquisa realizada por diferentes fontes do mercado, entre elas, as próprias indústrias farmacêuticas.
A empresa comercializa medicamentos para o tratamento de diferentes tipos de câncer, como de rim, fígado e cólon.
No ano passado, a Onyx começou a vender o Krypolis, que trata diferentes cânceres no sangue, e tem estimativas de vendas que podem atingir 3 bilhões de dólares por ano com o produto no longo prazo.
No primeiro semestre do ano, a Onyx somou vendas de125 milhões de dólares somente com o Krypolis. O remédio representa cerca de 40% da receita total da companhia.
(Por Exame) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo