A rede de supermercados Dia% decidiu, ontem (22/8), fechar temporariamente 12 lojas da região do ABC Paulista (Grande São Paulo) e da capital. A decisão foi tomada após a Polícia Ambiental encontrar produtos estragados e venenos para combater ratos em uma panificadora que produzia e fornecia produtos para lojas da rede.

Em nota, a rede de lojas informou que o franqueado dono da rede, que também é proprietário da panificadora autuada, concordou em reabrir os supermercados apenas “quando os problemas forem sanados e atenderem aos rígidos padrões de qualidade” da empresa. O Dia% afirmou que a ação serve para reforçar o compromisso de qualidade com seus clientes. A assessoria de imprensa da rede de lojas não soube informar os endereços das 12 unidades que fecharam.

Os alimentos vencidos e estragadas foram encontrados ontem na panificadora, que não teve o nome informado, no bairro Baeta Neves, em São Bernardo do Campo (Grande SP). Todos os produtos que estavam no local foram jogados fora porque, mesmo os que estavam dentro do prazo de validade, não seguiam as normas de armazenamento.

No local, os policiais encontraram insetos mortos, como baratas, e veneno para matar ratos. Tudo estava no mesmo local usado para armazenar os alimentos. A polícia encontrou pacotes de carnes em estado de apodrecimento.

Uma encarregada, de 41 anos, foi presa em flagrante e levada à Delegacia do Meio Ambiente, também em São Bernardo do Campo. Ela foi indiciada sob suspeita de crime contra as relações de consumo. A reportagem não conseguiu entrar em contato com os donos da padaria.

Mais prisões

Ontem também a Polícia prendeu dois gerentes da rede de supermercados em flagrante em duas das lojas fechadas em São Bernardo do Campo. Um deles foi preso em uma unidade localizada na rua Padre Anchieta, na região central da cidade. No local, os policiais disseram ter encontrado produtos vencidos e muita sujeira. O gerente foi solto após pagar fiança de R$ 5 mil.

A segunda prisão aconteceu na unidade da rua Estrada dos Casas, no Jardim Casas. No supermercado, os policiais disseram ter encontrado, além de produtos vencidos, fezes de roedores. A gerente do comércio foi presa e só seria solta após pagar a fiança também de R$ 5 mil.

O responsável pelas lojas se comprometeu a ir à delegacia para prestar depoimento sobre o caso até a próxima segunda-feira (26/8). Caso não compareça, policiais disseram que ele terá a prisão temporária decretada.

Entre unidades próprias e franquias, a rede de supermercados Dia% tem 601 lojas, distribuídas nos Estados de São Paulo e Rio Grande do Sul.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo