No último ano, o consumo no Nordeste cresceu 2,4%, enquanto a média no Brasil caiu 0,5%, segundo pesquisa da Nielsen.

Nenhuma outra região atingiu tal desempenho neste período, sendo a classe média o principal motivador, com uma contribuição de 71% desse crescimento.

A pesquisa mostra também que 28% das mulheres do Nordeste se sentem “tentadas” a comprar novidades, enquanto a média brasileira é de 26%.

“Quando falamos de shoppers de grandes redes no Nordeste, 45% deles também estão mais propensos a experimentar novidades, gastando, em média, R$ 48,60 por compra, valor 30% maior que a média da região”, avalia Luciana Ignez, analista de mercado da Nielsen.

Os novos itens colocados à disposição dos consumidores nordestinos possuem papel importante no desempenho das cestas avaliadas pela Nielsen.

No último semestre de 2012 e no primeiro deste ano, nas grandes redes varejistas, 53% do crescimento em faturamento das cestas da região se deve às novidades. Apesar dos números altos, a indústria ainda tem muito espaço a explorar.

De todos os lançamentos realizados no Brasil nos últimos dois semestres, que totalizaram mais de 19 mil itens, 48% também estão no Nordeste. Entretanto, ainda de acordo com a executiva, há oportunidades para melhorar a performance das novidades na região com assertividade na distribuição, planos adequados a cada tipo de categoria e posicionamento de preços.

(Por Brasil Econômico) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo