A rede de supermercados voltada para as classes A e B estabeleceu um plano para possuir, dentro de 4 anos, 30 unidades em 30 diferentes bairros de São Paulo. Com 12 lojas atualmente, o St. Marche terá que abrir de 3 a 4 lojas por ano para alcançar esse objetivo.
Há 5 anos atrás, a rede pretendia chegar às 30 lojas já em 2014. Mas, segundo Victor Leal, sócio da rede, o encarecimento no preço dos terrenos afetou os projetos. “O problema é que está difícil achar pontos, e quando encontramos um terreno, ele nem sempre é viável financeiramente”, explica. Para que o plano não falhe dessa vez, o St. Marche conta com o aporte de sócios e investidores, tanto locais quanto estrangeiros.
Caso concretize seu projeto de expansão, o St. Marche deve superar o faturamento de R$ 1 bilhão em 2017. Para isso, a rede terá que manter, no mínimo, a média de vendas mensais das suas lojas, que vai de R$ 2 milhões a R$ 2,5 milhões. No primeiro semestre, considerando apenas as unidades abertas há mais de um ano, a companhia cresceu 15%, e deve fechar o ano com receita de R$ 400 milhões.
Eataly em 2014
O St. Marche está negociando para inaugurar, em 2014, uma unidade da rede italiana de supermercados e restaurantes Eataly. Apesar de divulgar essa intenção desde fevereiro deste ano, o acordo final ainda não foi fechado, nem foi decidido o local onde ficará a loja.
O outro projeto em discussão é a expansão para fora da capital paulista. A ideia é começar esse crescimento após atingir as 30 lojas em São Paulo, provavelmente após 2017. Cidades como São José dos Campos, Campinas, Guarujá e Santos, no interior e litoral paulistas, são mercados identificados pelos sócios com chances de receber unidades do St. Marche nos próximos anos. Porém, os investimentos na capital são prioritários no momento.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo