O avanço ocorreu no primeiro trimestre do ano em relação ao mesmo período de 2012, considerando o faturamento total das vendas realizadas por esse meio de pagamento. Já nos cartões de crédito, a alta foi um pouco menor, de 17,1%. As informações são da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços).

Os números mostram que vem avançando a inclusão financeira no setor. Outros ramos de atividade com cenário semelhante também tiveram aumento nas transações via plástico. No grupo Setor Primário, Indústria e Serviços Básicos, que inclui segmentos como educação, saúde e utilidades, as vendas por cartão de débito cresceram 36,8%, e, as de cartão de crédito, 25,9%.

A região Centro-Oeste foi a que mais cresceu em faturamento com cartões, considerando todos os ramos de atividade. As transações por crédito cresceram 17,1% no primeiro trimestre, enquanto as operações de débito subiram 26,8%. A região Norte também se destacou, com avanço de 24,5% nas vendas por cartão de débito.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo