A maior parte dos empresários do autosserviço alimentar paulista não está confiante na economia do País, segundo a Apas (Associação Paulista de Supermercados). Na pesquisa realizada pela entidade, 42,4% dos supermercadistas entrevistados apontaram pessimismo com a situação atual da economia, e apenas 21% se mostraram otimistas. Os neutros foram 36,6%.

A inflação e o baixo crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) foram os principais fatores que derrubaram a confiança dos supermercadistas. “A confiança vem caindo diante do crescimento econômico abaixo das expectativas, e também por conta da inflação. Isso afeta a tomada de decisões”, afirma João Galassi, presidente da Apas.

Já em relação à expectativa para os próximos meses, o cenário melhora um pouco. O pessimismo cai para 27,6% dos empresários, enquanto o percentual dos otimistas sobe para 33,5%. Outros 38,9% se declararam neutros. “Há uma expectativa positiva referente às vendas e um otimismo com relação à manutenção ou até ao crescimento do emprego no setor supermercadista”, explica Galassi.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo