O presidente do conselho de administração do Grupo Pão de Açúcar, Abilio Diniz, afirmou que os resultados da empresa no segundo trimestre foram “excelentes”, apesar do período “difícil” e da desconfiança na economia. “A companhia está bem, está firme e competitiva”, concluiu.
Segundo Abilio, apesar do momento de desaceleração no consumo do mercado em geral, “a empresa vem crescendo em todos os setores em que atua”. O empresário destacou ainda a operação da Via Varejo. Para Abilio, após o início da administração do grupo na Via Varejo, “a empresa tem realmente captado as sinergias” da fusão de Casas Bahia e Ponto Frio.
O Grupo Pão de Açúcar vai manter os investimentos na empresa, deixando claro a confiança na economia, disse Abilio. O plano de investimento do GPA chega a R$ 2 bilhões em 2013.
Já o presidente do grupo, Enéas Pestana, avalia que, em conjunturas mais desafiadoras, a empresa tem que se tornar mais competitiva e buscar ganhos ocupando mais espaços no mercado. “Em cenário mais desafiador o que vale é a competitividade e não a lucratividade. A gente tem que ser melhor. Sendo mais competitivo, isso atrai tráfego e vendas.”
Por consequência, explica ele, com a empresa vendendo mais e ampliando a participação de mercado, acabará tornado-se mais lucrativa. “Estamos preparados para ter ganhos na competição”, disse.
Pestana afirmou que o Grupo Pão de Açúcar deve manter o plano de crescimento orgânico em 2013 e que esse projeto só pode ser afetado por uma única razão: dificuldade em localizar pontos. “O plano de expansão não será cumprido se não acharmos pontos adequados para abertura”, afirmou Pestana.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo