A América Latina gerou quase dois terços do lucro operacional do grupo varejista francês Casino no primeiro semestre de 2013. Segundo balanço divulgado ontem (25/7) em Paris, a operação latino-americana lucrou € 601 milhões, o equivalente a 62% do obtido por todo o grupo. Um ano atrás, a fatia da América Latina era de 41,5%.

A companhia atribui o desempenho à incorporação do Grupo Pão de Açúcar no Brasil. O presidente da varejista, Jean-Charles Naouri, elogiou diversas vezes a filial brasileira durante a teleconferência com analistas. No acumulado do primeiro semestre de 2013, o Casino teve resultado operacional de € 969 milhões. O valor é 51,9% maior que o observado no mesmo período do ano passado. O salto foi registrado basicamente nas operações fora da França, especialmente na América Latina, onde o resultado operacional aumentou 126,8% em um ano.

Na região, o Casino também opera em países como Colômbia e Uruguai. Na sede francesa, o resultado operacional aumentou 1,2% no semestre, enquanto na Ásia houve queda de 2,5%. “Na América Latina, tivemos um forte aumento da lucratividade no Brasil”, disse Naouri. Nos primeiros minutos da teleconferência com analistas, o executivo destacou positivamente que “a completa consolidação do Grupo Pão de Açúcar gerou um impacto positivo nos números globais do grupo”.

Consumo no Brasil
“Eu não vejo sinais de desaceleração do consumo nos próximos trimestres no Brasil. Estou muito confiante no Brasil”, disse Naouri ao jornal Valor Econômico.
Segundo ele, os números do Pão de Açúcar neste segundo trimestre “não são os de um País onde há diminuição do consumo”. Houve aumento nas vendas em relação ao trimestre anterior, observou o empresário.

“Estou bastante otimista no curto prazo e, como sempre, acredito muito no Brasil a longo prazo. As perturbações atuais não mudam a visão que tenho, que é a de um País forte e com crescimento durável”, disse Naouri. “As reivindicações da sociedade são pela melhoria do poder de compra da população e não vejo como isso poderia conduzir à desaceleração do consumo”, afirmou.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo