O preço dos produtos vendidos pela internet, que vinham em queda há pelo menos um ano, foram atingidos pela inflação.
O preço dos produtos comercializados na web alcançou, em junho, alta de 1,18% no acumulado de 12 meses, segundo índice e-Flation, desenvolvido pelo Provar, da FIA/USP, e pelas Felisoni Consultores Associados e consultoria Íconna. Considerando-se apenas o acumulado de 2013, a inflação dos produtos atingiu 5,21%.
Segundo especialistas, a deflação no comércio eletrônico ocorria em razão da concorrência entre as lojas virtuais no País.
A inversão dessa tendência se deve, principalmente, ao dólar, cuja cotação subiu 10% neste ano, segundo Cláudio Felisoni, presidente do conselho do Provar/FIA.
Isso porque boa parte da cesta de produtos analisada pela pesquisa possui componentes importados em sua fabricação. Entre 70% e 75% das peças de celulares e PCs, por exemplo, são importadas.
Além disso, a pressão inflacionária colaborou. Em junho, o IPCA atingiu 6,7% em 12 meses, estourando o teto da meta (6,5%).
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo