O executivo Michael Duke, CEO mundial do Walmart, fez uma visita ao Brasil no começo de maio. Ele veio conhecer pessoalmente a operação brasileira da varejista norte-americana e, principalmente, o espaço projetado para sediar na América Latina o departamento digital da empresa. O setor passa há alguns meses por uma profunda reformulação em suas estratégias comerciais, tecnológicas, de distribuição e logística e tem recebido grandes investimentos por parte da matriz.
Quem teve a missão de recepcionar Duke foi o executivo gaúcho Fernando Madeira, ex-diretor-geral do Terra, recrutado em setembro de 2012 para ser o presidente da operação latino-americana do Walmart.com. Sua contratação foi justamente para liderar o processo de reestruturação dessa divisão.
“Estamos num momento de profunda transformação”, diz Madeira. “E esse processo passa por criar uma cara de empresa digital em todos os aspectos.”
A construção da nova sede é o ponto mais palpável da estratégia em andamento, mas as ações executadas por Madeira envolvem diversas áreas e uma série de novos projetos, como reforço de equipe, investimento em novos centros de distribuição e início da comercialização de produtos de marca própria e itens importados no site. O plano privilegia, ainda, o uso intensivo de novas tecnologias, como o Big Data, para entender melhor os desejos do consumidor e, assim, ampliar a visitação ao site e as vendas.
E os resultados no Brasil já começam a aparecer. Em setembro de 2012, o site do Walmart.com era o oitavo endereço de comércio eletrônico mais acessado do País. Em fevereiro, alcançou o primeiro lugar, com uma audiência ligeiramente superior à da então líder Americanas.com: foram 10,7 milhões de visitantes únicos no período, acima dos 10,3 milhões do principal concorrente, segundo dados da consultoria comScore obtidos com diferentes fontes do comércio eletrônico.
De lá para cá, o Walmart.com estaria alternando a condição de líder com a Americanas.com. O aumento da audiência se converteu em retorno financeiro. Embora a empresa não revele esse tipo de informação, fontes do setor afirmam que o faturamento do Walmart.com em 2012 ultrapassou R$ 1 bilhão no Brasil, uma cifra acima da média de muitos dos principais concorrentes diretos.
Para apoiar a expansão, o Walmart.com decidiu resenhar sua estrutura de logística e distribuição. A divisão digital contará até o final do ano com mais um centro de distribuição. Localizado em Cajamar, na região metropolitana de São Paulo, será a quarta unidade de armazenamento do Walmart.com no Brasil – há um em Minas Gerais e outros dois em São Paulo. Até o final do primeiro semestre de 2014, outros dois entrarão em funcionamento. Os locais desses novos polos ainda não foram divulgados. “Nossa malha de distribuição atual abastece todo o Brasil, mas está baseada na região Sudeste”, afirma Flavio Dias, vice-presidente do Walmart.com no Brasil.
“Mas nessa nova fase da empresa, criaremos uma rede logística descentralizada e mais robusta.” A construção dos novos centros contará com a participação de engenheiros do Walmart.com dos EUA, cuja sede fica no Vale do Silício. “Os novos centros de distribuição não estão sendo construídos apenas para ampliar a capacidade de armazenamento”, afirma Madeira. “Eles serão fundamentais também para que coloquemos em prática, num futuro próximo, uma nova forma de pensar a estratégia de logística.” O executivo refere-se, por exemplo, à tentativa de descobrir maneiras mais eficientes para entregar os pedidos, encurtando o tempo de deslocamento ou até alterando o endereço de entrega rapidamente, caso o cliente peça.
“Os brasileiros são amantes da tecnologia e têm uma média de uso da internet superior à mundial”, afirmou Neil Ashe, presidente e CEO de comércio eletrônico global do Walmart. Para ele, a operação brasileira dá a oportunidade de estar perto de novas tendências de consumo. “Isso nos ajudará a impulsionar a inovação em nível global”, diz.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo