Cada vez mais, cidades que antes viviam à sombra das capitais se tornam boas opções de investimento.

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), 230 franqueadores – equivalente a 30% das redes de franquias brasileiras, já marcam presença no interior e têm planos de se expandir. Das quatro cidades brasileiras na liderança em número de franqueadoras, duas são do interior paulista: Campinas, ocupando o segundo lugar, e São José do Rio Preto, no quarto lugar.

Alguns motivos chamam a atenção e contextualizam esse atual cenário mercadológico. Grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro requerem altos valores para investimento em espaço, estando na lista dos mais caros do mundo no preço de seu metro quadrado. As mudanças no dia-a-dia exigem das pessoas mais praticidade no que diz respeito à alimentação, dando força para as micro-franquias do setor. Tais fatores, aliados à posterior instalação das empresas, acabam fortalecendo as economias locais, além de gerar mais empregos nessas regiões.

Algumas franquias já são famosas na região interiorana do estado de São Paulo. A rede de pizzas quadradas Os Muzzarellas, por exemplo, nasceu em 2004, em São José dos Campos. Surgindo do empreendedorismo de dois amigos, a rede já possui unidades em Campinas, Araraquara, Jacareí, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté. A previsão é alcançar 30 franquias até dezembro de 2013. Uma outra marca bem conhecida no interior é a Fly Burgers, hamburgueria gourmet famosa em Americana com planos de expansão em cidades localizadas num raio de 200km da cidade natal da franquia.

(Por No Varejo) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo