O Índice Nacional de Vendas, indicador apurado mensalmente pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), mostra que as vendas reais do setor supermercadista aumentaram 2,17% no acumulado do ano.

No último mês de maio, os resultados do segmento já haviam apresentado um avanço de 5,43% ante o mês anterior e alta de 4,28% em relação a maio de 2012, considerando cálculos já deflacionados pelo IPCA do IBGE. A expectativa é que os supermercados cresçam 3,5% em vendas em 2013.

O otimismo ainda é atribuído ao aumento da renda do consumidor e ao mercado de trabalho que, apesar da alta do dólar, do aumento da inflação e das previsões do PIB, ainda permanece aquecido. Em valores nominais, as vendas dos supermercados subiram 5,82% em relação a abril e 11,04% se comparadas ao mês de maio de 2012. No acumulado do ano, o crescimento foi de 8,76%.

(Por Meio & Mensagem) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo