O presidente mundial do Carrefour, o francês Georges Plassat, esteve no Brasil nos últimos dias, em reunião com o comando da empresa e em visitas às lojas de varejistas concorrentes. O executivo voltou para a França no sábado. Plassat e Luiz Fazzio, presidente da rede no país, estiveram em unidades da rede Assaí, atacadista do Grupo Pão de Açúcar e concorrente do Atacadão, rede de atacado do grupo francês no país.

O Carrefour está trabalhando hoje num projeto para expandir as operações em alguns mercados emergentes, como o Brasil, porque apesar de alguns avanços, considera que o desempenho da rede nessas regiões está abaixo do considerado ideal. Essa visita teria relação com esse plano a ser anunciado no início do ano que vem, que passa por maiores investimentos em lojas no país, apurou oValor.

A companhia confirmou a estadia de Plassat, reforçou que trata-se de uma visita de rotina, mas não informou detalhes da agenda. O presidente da rede já disse, meses atrás, que o país está entre os mercados prioritários para crescimento do grupo no mundo, que passa por um processo de reestruturação. Desde que assumiu a direção mundial (há um ano e um mês), Plassat já esteve no país pelo menos duas vezes, num sinal de acompanhamento constante dos negócios. O Brasil é a segunda maior operação do Carrefour no mundo – só perde para a França – com receita de € 3,28 bilhões de janeiro a março, alta de 13,3% sobre o mesmo período de 2012. O Atacadão é o maior negócio no país.

O Valor apurou que Plassat levantou questões a respeito do andamento do novo modelo de hipermercados da rede no país, que tem semelhanças visuais com as lojas da rede Planet do grupo na França, e foi informado sobre desempenho de venda desses pontos reformados, em relação às lojas não reformadas. Plassat tem ainda defendido a necessidade de reforçar investimentos nos pontos, alguns considerados muito antigos, como uma das medidas para recuperar terreno em relação aos concorrentes nas áreas de hipermercados e supermercados. Durante a estadia no país, Plassat fez perguntas em relação às manifestações da população nas ruas das capitais.

Plassat é o terceiro presidente mundial do Carrefour em quatro anos e tem a tarefa de fazer a “virada” dos resultados no mundo, especialmente da operação na Europa, afetada pela crise. O executivo foi contratado pela companhia após os frustrantes resultados deixados pelo antecessor, Lars Olofsson, e também como uma tentativa de dar novo rumo para a operação de hipermercados, modelo com baixo crescimento. As vendas do primeiro trimestre no mundo somaram € 20,8 bilhões (registrando uma ligeira alta de 1,3%), um pouco abaixo da média estimada pelos analistas de € 20,9 bilhões. Para especialistas, ainda não há sinais sólidos de uma “virada nos resultados” do grupo, mas Plassat já disse que isso não aconteceria tão rapidamente.

(Por Valor Econômico) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo