No ano passado, o setor de limpeza faturou R$ 14,9 bilhões no Brasil, crescendo 3,5% sobre 2011, de acordo com informações da Abipla (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza). Para este ano, a Abipla espera manter a taxa de expansão entre dois a três pontos percentuais acima do aumento do PIB (Produto Interno Bruto).
De acordo com a consultoria Euromonitor, o mercado brasileiro de produtos de limpeza é o quarto maior do mundo, atrás de Estados Unidos, China e Japão.
Hoje, o gasto médio do brasileiro com produtos de limpeza cresceu 41,5% nos últimos cinco anos, passando de R$ 161,37 para R$ 271,68 ao ano, segundo a Kantar Worldpanel. Somente em 2012, o aumento foi de 8% em relação ao ano anterior.
Além da expansão da classe média, que beneficia as fabricantes de bens de consumo em geral, a Abipla destaca o aquecimento do mercado de construção e reforma de lares para explicar o bom momento vivido pelo setor. Além disso, a maior conscientização da população sobre hábitos de higiene, o avanço da participação da mulher no mercado de trabalho e o maior custo para manter uma empregada doméstica também colaboram.
De acordo com Marcos Angelini, vice-presidente de higiene e limpeza da Unilever e presidente da Abipla, o Brasil tem um dos maiores níveis de concorrência no segmento de limpeza. “Isso é muito saudável. Mais do que briga por participação de mercado, vai haver uma expansão do setor”, afirma.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo