As 80 maiores empresas do setor de turismo no Brasil faturaram R$ 57,6 bilhões e empregaram 115 mil pessoas no país em 2012, de acordo com a 9ª Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo – estudo encomendado pelo Ministério do Turismo à Fundação Getúlio Vargas. Segundo a pesquisa, divulgada pelo ministério na última quinta-feira (6), o setor cresceu 13,1% em 2012, em comparação com o ano anterior.
O levantamento indica melhoria na evolução de preços na comparação entre o realizado em 2012 e as expectativas para 2013. No último ano, os preços do setor registraram alta de 9,6% e a expectativa apurada para 2013 indica uma elevação de preços de 3,8%, abaixo da estimativa para a inflação oficial, de cerca de 6%. “O setor está saudável e demonstra vitalidade”, diz o Secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz.
Em relação aos custos, que em 2012 acusaram uma elevação de 12%, para este ano o aumento esperado é de 4,7%. Todos os ramos de atividade ouvidos declararam que pretendem investir em 2013 – 13,3% do faturamento, em média -, e 93% das empresas ouvidas apostam em significativa ampliação nos negócios neste ano. O faturamento médio esperado em 2013 é 7,5% maior do que em 2012 para as empresas ouvidas. “O levantamento indica para este ano elevação esperada de custos abaixo da expectativa de aumento de faturamento, que é de 7,5%, o que indica espaço para novos investimentos”, comenta o ministro do Turismo, Gastão Vieira.
Em sua nona edição, a pesquisa é uma radiografia do setor traçada pelos próprios empresários. As empresas ouvidas representam cerca de 22% da economia do turismo no Brasil. Juntas, elas faturaram no ano passado R$ 57,6 bilhões e empregaram 115 mil pessoas nos 26 estados e o Distrito Federal. Eventos – De acordo com o ministério, o ano passado foi especialmente bom para organizadoras de eventos e promotores de feiras. Esses ramos de atividade viram o faturamento crescer, respectivamente, 23,2% e 14,9% – 19,5 e 8,1 pontos percentuais acima do esperado para o ano. O faturamento de agências de viagem e hotéis também cresceram: 21,9% e 14,6% respectivamente, também acima do antecipado pelos empresários. Esses quatro setores também foram os que mais contrataram em 2012: as agências registraram um aumento de 10,5%; as locadoras, de 10,6%; os organizadores de eventos, de 16,2% e os promotores de feiras, de 10,3%.
“A pesquisa é um instrumento valiosíssimo para a análise da economia do turismo, já que ouvimos nela as vozes dos principais empresários do setor no Brasil”, afirma o diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Salles Lopes.
(Por Cidade Marketing) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo