83% dos gerentes de lojas varejistas na América Latina acreditam que o uso de tablets ajuda a oferecer um serviço melhor, aponta Motorola Solutions
Um estudo de comportamento realizado pela Motorola Solutions na América Latina mostra que 83% dos gerentes de lojas do varejo vêem o uso do tablet no processo de venda como vantajoso, por possibilitar um serviço mais rápido e eficiente. O levantamento também aponta que 65% dos consumidores também acreditam que vendedores munidos de tablets melhoram sua experiência de compra, à medida que proporcionam informações sobre os itens desejados em tempo real.
“Quando se trata de atender aos consumidores, fatores como o tempo, a velocidade e as informações fornecidas são fundamentais para a decisão de compra. Na atualidade, as soluções de mobilidade permitem uma economia de tempo significativa e o acesso às informações necessárias em tempo real, oferecendo, assim, agilidade aos processos tanto de compra como de venda. Os tablets oferecem essas características, por isso a importância de adaptá-los nas lojas como ferramentas de apoio para os vendedores, habilitando-os a melhorar substancialmente a experiência de compra”, diz Miguel Martinez Noguerol, vice-presidente Corporativo de Vendas e Operações para América Latina e Caribe da Motorola Solutions. A experiência definitivamente influencia de maneira efetiva os processos de compra, visto que 2 em cada 5 clientes estariam dispostos a gastar até 50% a mais em estabelecimentos que oferecessem serviços melhores.
Essa pesquisa de comportamento de consumo, a Holiday Shopper Survey, foi realizada pelo segundo ano consecutivo no México e no Brasil, em dezembro de 2012. Conduzido pela Research Now, o levantamento incluiu mais de 430 consumidores e 115 supervisores de lojas. Alguns outros pontos importantes ressaltados pelo estudo são:
– Dos consumidores pesquisados, 20% manifestaram insatisfação com a disponibilidade de vendedores e com o serviço de atendimento a clientes que eles oferecem, enquanto 15% mostraram-se satisfeitos com as informações fornecidas no momento de realizar uma compra.
– 74% dos consumidores pesquisados concordam que sua experiência de compra poderia melhorar se os vendedores contassem com computadores móveis de mão com scanners e leitores de códigos de barras para verificar o preço e a disponibilidade dos produtos.
– As lojas varejistas perdem 62% das vendas não concretizadas. Só 38% dos consumidores que deixam a loja sem concretizar a compra o fazem depois na mesma loja, enquanto 47% vão para o concorrente.
(Por No Varejo) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo