As vendas do varejo brasileiro registraram crescimento de 3,1% em abril em relação ao mesmo período do ano passado, aponta o SpendingPulse, índice MasterCard do setor no país. O acumulado do segundo trimestre de 2013 também mostrou avanço de 4,2%, comparado aos três primeiros meses de 2012, 1,5% abaixo da taxa de 5,7% registrada no primeiro trimestre deste ano. Em março, o relatório apontou crescimento de 2,7% nas vendas do setor ante o mesmo período do ano passado.
De acordo com o SpendingPulse, esse índice ainda é resultado da cautela do consumidor diante do atual cenário econômico de pressão inflacionária, bem como do aumento da taxa básica de juros (Selic) para 7,5%, encarecendo o crédito para o consumidor. O vestuário foi o único setor que manteve o crescimento acima do varejo total. Os segmentos de móveis/ eletrônicos, supermercados e materiais de construção cresceram abaixo do ritmo de vendas do varejo total.
(Por Cidade Marketing) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo