Ao atuar em forma de cooperativas, os mercadinhos e supermercados conseguem fazer compras em grande quantidade e, por isso, baratear o preço do produto para o consumidor final. Com isso, vendem mais, incrementam a renda mensal e expandem o negócio. O associativismo consegue incrementar o faturamento anual de seus filiados em até 50%. Além de diversificarem o mix de produtos ofertados e ampliarem seus estabelecimentos, os associados tornam-se mais competitivos.
A Rede Paraíba de Supermercados – que reúne 13 lojas espalhadas nas cidades da Grande João Pessoa e municípios próximos – como Sapé e Mari – é um bom exemplo. “Há três anos passamos a trabalhar dessa forma e neste tempo algumas lojas da rede aumentaram seu faturamento anual em até 50%, mas mesmo quem não atingiu este patamar também cresceu. No meu caso o aumento no faturamento foi de 20%. Hoje, já compramos diretamente das indústrias, tirando os atravessadores e conseguindo um melhor preço para os produtos”, afirmou Fábio Cabral de Araújo, presidente da rede.
Bethoven dos Santos, diretor de marketing da Rede Gente Econômica, que atua na região de Patos, Cajazeiras e Pombal, disse que quando começou a trabalhar com os 20 associados só teve ganhos. “Juntos conseguimos barganhar melhores preços com os fornecedores, tivemos acesso a prazos diferenciados de pagamentos e a promoções especiais. Temos sete anos de existência e todos os associados cresceram de forma coletiva”, frisou.
Santos disse ainda que a reunião dos empresários impulsionou a expansão. O negócio foi tão positivo que os associados já planejam implantar um Centro de Distribuição de Mercadorias.
Para Jucélio Sousa, vice-presidente da rede de supermercados Super Legal, a junção das 32 lojas do grupo trouxe, entre as vantagens mais competitividade aos associados. “Esta foi uma forma que encontramos para concorrer com as grandes redes e aumentarmos nossa competitividade no mercado. Conseguimos baratear os nossos produtos, fazer negócio no atacado e comprar das indústrias”, afirmou Sousa.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo