Segundo o Banco Central, as dívidas das famílias do País correspondiam, em março, a 43,99% da renda anual. É o patamar mais alto já verificado nessa estatística. O recorde anterior era de um mês antes, quando o índice estava em 43,79%. No fim do primeiro trimestre de 2012, era de 42,37%.

O BC também divulgou números sobre o comprometimento de renda dos brasileiros para pagar as dívidas. Em março, as prestações correspondiam a 21,66% da renda mensal dos trabalhadores, ante 21,84% em fevereiro (dado revisado). Também houve queda em relação a março de 2012, quando o comprometimento estava em 22,91% da renda.

Na análise do Banco Central, os dados não são preocupantes, pois boa parte dos financiamentos são de habitação. Eles substituem o aluguel e, ao fim de um período, representam um aumento do patrimônio da família. Se forem excluídas as dívidas com a compra de imóveis, o endividamento fica em 30,48% da renda em março. Já o comprometimento da renda mensal, nessas condições, foi de 20,06% no mês.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo