O Conselho Administrativo de Defesa Econômica aprovou, ontem (27/05), a compra de 50% do capital social da Itambé pela Vigor. Conforme anunciado em fevereiro, a Vigor pagará cerca de R$ 410 milhões pela participação. As duas empresas atuam no segmento de laticínios.

Com o resto de seu capital ligado à Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais, a Itambé foi a terceira maior captadora de leite do País em 2012. A Vigor foi a 12ª empresa no mesmo ranking. Além de produzirem leite, ambas atuam no mercado de lácteos com produtos como iogurtes e margarinas, entre outros.

Apesar de transitarem no mesmo mercado, o Cade considerou que o segmento é pulverizado e que há rivalidade suficiente para amenizar eventuais problemas concorrenciais causados pela operação.

O processo foi analisado pela nova lei de defesa da concorrência, pela qual as empresas envolvidas não podem prosseguir com a operação sem a anuência do órgão antitruste. Agora, Vigor e Itambé não têm mais nenhum impedimento para consolidarem suas operações.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo