Uma pesquisa do Instituto Akatu mostra que, de 2006 para 2012, caiu o nível de consciência da população em relação ao consumo e à sustentabilidade. Nesse período, o percentual de consumidores que leem atentamente rótulos antes de decidir pelos produtos caiu de 44% para 27%. Além disso, menos pessoas planejam suas compras de alimentos (queda de 55% para 47%).
Em relação ao consumo sustentável, se manteve constante o percentual de consumidores que compram produtos orgânicos nos últimos 6 meses, em 23%, e também os reciclados, em 29%. Mas caiu o índice dos que repassam às outras pessoas informações que aprendem sobre pessoas e produtos, de 34% para 26%.
Na medição de “assimilação do consumo consciente” promovida pelo Akatu, cresceu, entre 2010 e 2012, de 37% para 41% as pessoas “indiferentes” em relação ao tema no País. Os “conscientes” permaneceram em apenas 5%, enquanto os “engajados” caíram um ponto percentual, de 33% para 32%.
A pesquisa mostra também que caiu, de 2006 até o ano passado, o número de pessoas que separam lixo para reciclagem (28% para 23%), desligam aparelhos eletrônicos quando não estão usando (72% para 53%) e apagam lâmpadas em ambientes desocupados (de 77% para 67%). Ou seja, o brasileiro vem deixando de lado os hábitos sustentáveis.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo