As classes D e E estão reduzindo o ritmo de consumo neste ano. O estudo Consumer Insights da Kantar Worldpanel mostra que por conta da inflação e dos preços mais altos, os indivíduos destes segmentos estão diminuindo as compras, o que ocasionou uma baixa de 11% em volume de itens comercializados. A retração também foi sentida na classe C, mas em menor escala (redução de 3%). Nas classes A e B, o relatório registrou alta de 14%. Os números se referem ao primeiro bimestre de 2013 em comparação ao mesmo período do ano passado. A cesta de alimentos é a que mais sofre com a inflação, acumulando uma queda de 9% em quantidade de itens adquiridos. Ela inclui 40 categorias de produtos e dentre elas, 14 sofreram redução nas vendas. Apesar do resultado, quando é analisado o valor total movimentado pelo consumo, todas as classes registraram alta: 14% na A, B e C, e 6% na D e E.

(Por Mundo do Marketing) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo