>Carrefour, o criador do modelo hipermercado no mundo, atrasado, deseja ou melhor necessita renovar o formato. Mas talvez a mudança necessária seja tão profunda que poderá provocar o surgimento de um novo formato! Nada mal afinal a palavra de ordem é inovação.
O Carrefour, segundo maior varejista mundial na atualidade, surgiu na França em 1959, fruto da união das famílias Fournier e Defforey. Em 1963, o Carrefour criou o conceito de hipermercado, inaugurando em Saint-Geneviève-des- bois França, uma grande loja que oferecia alimentos e não-alimentos em uma mesma área.
Em 1969 o Carrefour inaugurou sua primeira loja fora da França, na Bélgica. No ano seguinte, em 1970, abriu seu capital na bolsa de valores de Paris. Em 1973 chegou à Espanha e em 1975 ao Brasil, inaugurando seu primeiro hipermercado em São Paulo.
Como podemos perceber, o formato é fruto do período pós-guerra onde fazia sentido massificar a distribuição. Esse período entretanto se encerrou em meados dos anos 90 quando a oferta superou a procura na Europa e EUA.
Em países emergentes poderia fazer sentido manter um modelo baseado em massificação mas o consumidor é outro e os hábitos também são outros e o que vale são atributos como conveniência de compra e qualidade de atendimento entre tantos.
O preço perdeu seu apelo que tinha no passado e as classes emergentes são as mais sensíveis a fidelização. Afirmam:
– “não temos dinheiro suficiente para errar, temos que comprar certo”. Por isso são mais fiéis a marcas líderes e a locais onde os respeitam como consumidores e onde são tratados pelo nome.
O formato de hipermercado é frio e racional, há que ganhar contornos emocionais.
Eu começaria com conceitos das lojas de departamentos porém revisados e atualizados. Pode ser um caminho mas jamais pela tentativa e erro.
Um novo formato deve sair cientificamente, por meio de muita pesquisa e investigação. O investimento vale a pena e pode resultar em um novo ciclo de prosperidade para os operadores do formato.
Os programas intensivos do Núcleo de Varejo da ESPM colocam os alunos nesse e em outros debates. Participe!
Abraços,
Prof. Ricardo Pastore