Nos últimos anos, a venda de marcas próprias do Pão de Açúcar – como Taeq, Qualitá, Club des Sommeliers e Casino – registraram alta anual na casa dos dois dígitos. Desde 2007, quando tiveram início, as vendas de produtos Casino (sócio francês que se tornou controlador da rede no ano passado) cresceram entre 30% e 40% a cada ano. A receita com as outras marcas citadas também subiram, embora em ritmo mais lento – entre 15% e 18% anualmente. Hoje, a venda de itens de marcas próprias responde por cerca de 8% do total do grupo, que não divulga os números exatos.
Embora o Pão de Açúcar afirme que isso estava nos planos e não tem a ver com a mudança no controle, a invasão dos docinhos e geleias Casino dá um certo ar francês aos negócios. Marcas próprias são tradicionais na Europa, onde têm participação expressiva em mercados como Suíça (45%), Reino Unido (42%) e Espanha (39%), segundo dados da Nielsen.
“Por saber do potencial que isso tem na Europa, o Casino enxerga uma chance de crescimento de marcas próprias aqui no Pão de Açúcar no médio prazo”, diz Eduardo Finelli, gerente de marketing de marcas próprias da rede brasileira, que passou dois anos na França trabalhando com o Casino.
As marcas próprias, que têm uma imagem de “baixo preço” no Brasil, mas proporcionam margens maiores de lucro para as varejistas, ganharam novos consumidores nos últimos anos. Em 2006, 33% dos lares haviam comprado produtos do tipo, segundo a Nielsen. Em 2011, o número saltou para 65%, e deve passar de 70% no dado ainda não divulgado de 2012. Entre fevereiro de 2010 e janeiro de 2011, nada menos que 5 milhões de domicílios brasileiros compraram marcas próprias pela primeira vez. “O grande desafio é fidelizá-los”, explica Finelli.
E o Pão de Açúcar planeja ainda lançar uma marca própria de cosméticos, provavelmente em 2014. “São necessários muitos estudos, porque é um segmento no qual o consumidor dá muita importância para a credibilidade da marca”, revela Finelli.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo