As vendas do varejo cresceram 4,8% em fevereiro no País na comparação com igual período do ano anterior, de acordo com o índice SpendingPulse, elaborado a partir de dados das transações processadas pela rede MasterCard no Brasil.
Segundo o relatório, os setores de supermercados e de móveis tiveram expansão acima do indicador das vendas totais. O grupo de vestuário obteve crescimento abaixo do varejo restrito.
A taxa média de expansão dos últimos três meses, de dezembro de 2012 a fevereiro de 2013, também mostrou avanço, registrando aumento de 6,3% sobre igual intervalo do ano passado.
Na avaliação da equipe responsável pelo relatório, as vendas no comércio foram estimuladas pela melhora na taxa de desemprego, que atingiu 5,4% em janeiro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O crescimento na média dos salários, de 6,4% nos últimos 12 meses, também contribuiu para o aumento.
(Por Exame) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo