O IPS (Índice de Preços dos Supermercados), calculado pela APAS/FIPE, apontou que em fevereiro houve desaceleração generalizada nos preços dos produtos dos supermercados paulistas. A proporção do número de variações negativas em fevereiro – um mês antes da desoneração de itens da cesta básica anunciada pelo governo – foi de 48,18%, superior à média que é de 43,35%. O levantamento mostrou, também, alta de 0,19% em fevereiro, em relação a janeiro. Em 12 meses, o aumento dos preços nos supermercados foi de 12,86%, e no acumulado do ano, de janeiro a fevereiro, foi registrado elevação de 1,88%.

A desaceleração da inflação em fevereiro, diante de uma elevação de 1,69% em janeiro, aponta uma tendência otimista para a inflação ao longo dos próximos meses. Segundo analistas, a desaceleração deve ser potencializada diante da desoneração da cesta básica, que influenciará na redução dos preços de diversos produtos, principalmente nos meses de março e abril.

Os produtos (carnes, cereais e leite) apresentaram queda de 0,62%, influenciada pela redução nos preços das carnes (-2,72%), leite (-0,25%) e arroz (-3,94%). Em 12 meses, a elevação foi de 15,72%, refletindo o aumento nos preços das carnes suínas (14,52%), aves (40,15%) e cereais (28,16%). No acumulado de janeiro e fevereiro, a alta foi de 1,52%.

As bebidas alcoólicas apresentaram queda no preço de 0,60%, diante da retração no preço da cerveja (0,72%). Em 12 meses, a alta nos preços foi de 11,04% e no acumulado do ano (janeiro a fevereiro) a elevação foi de 0,54%. As bebidas não alcoólicas registraram queda de 0,23% diante da retração, principalmente nos preços da água mineral (-0,61%). Em 12 meses, o crescimento nos preços foi de 10,52%. No cumulado do ano (janeiro a fevereiro), a alta foi de 0,44%.

Os preços dos produtos de limpeza caíram 0,42%, em decorrência da redução no preço do sabão em pó (-0,15%) e do sabão em barra (-4,76%). Os artigos de higiene e beleza apontaram baixa de 0,20%, em virtude da queda dos preços do sabonete (-0,05%), do creme dental (-0,35%) e do xampu (-0,88%). Em 12 meses, a elevação nos produtos de limpeza e nos artigos de higiene e beleza, respectivamente, foi de 5,53% e 8,74%. No acumulado de janeiro e fevereiro, houve queda nos preços dos produtos de limpeza (-0,02%) e alta nos preços de artigos de higiene e beleza (0,71%).

Os preços do feijão aumentaram em 8,17% e, dessa maneira, teve participação de 0,11 pontos percentuais no IPS deste mês (0,19%). Os preços da batata e do frango também tiveram participação expressiva no indicador deste mês: 0,10 pontos percentuais e 0,09 pontos percentuais, respectivamente.

Os produtos hortifrutigranjeiros (produtos in natura) registraram elevação de 3,13% em fevereiro, por conta do aumento dos legumes (9,35%), verduras (8,12%) e tubérculos (8,71%). As frutas apresentaram queda de 4,99%. Em 12 meses a alta nos preços dos produtos in natura foi de 27,41%. No acumulado do ano (janeiro a fevereiro) a alta foi de 10,76%.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo