O processo automatizado de precificação está sendo utilizado em uma unidade na cidade de São José (SC). Após implementar a novidade, o Bistek reduziu em 90% erros ocorridos nos checkouts – como divergência entre o preço de gôndola e o cobrado no checkout –, em relação às outras 14 lojas da rede que possuem processo manual de troca de preço.

Com as etiquetas eletrônicas, os preços dos produtos no Bistek são atualizados em menos de 10 minutos, e apenas uma pessoa é designada para essa função. Em cada uma das outras lojas da rede, onde o processo de precificação é manual, seis funcionários fazem o serviço de troca das etiquetas, em um processo que dura uma hora.

Tatiana Goês Mendonça, diretora de TI do Bistek, explica que, por minimizar os erros na precificação, a tecnologia também traz benefícios aos consumidores. “Sabemos que é extremamente desagradável quando ocorre um erro de preço. Apesar de não ser intencional, o processo manual permite a ocorrência destes erros, que são eliminados com as etiquetas eletrônicas”, afirma.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo