A alta em faturamento já foi deflacionada pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). O avanço foi maior que o registrado em 2011, de 3,71%. Em volume de produtos, porém, houve uma queda de 0,6% nas vendas dos super e hipermercados no ano passado. Os dados são do Índice Nacional de Vendas, da Abras (Associação Brasileira dos Supermercados).

No mês de dezembro, as vendas do autosserviço apresentaram crescimento de 28,7% em comparação com novembro, devido às compras para o Natal. Na comparação com dezembro de 2011, houve alta de 5,37%.

Para o ano de 2013, a Abras espera uma alta menor nas vendas, de 3,5%. Segundo Fernando Yamada, novo presidente da entidade, a previsão acompanha o crescimento da renda dos consumidores.

Preços
Em 2012, o AbrasMercado, índice de preços dos supermercados medido pela GfK, apresentou crescimento acumulado de 7,27%. Em valores nominais, a cesta de 35 produtos passou de R$ 318,64, em dezembro de 2011, para R$ 341,80 no mesmo mês em 2012. Na comparação mensal entre novembro e dezembro, houve alta de 1,47%.

Os produtos com as maiores altas em 2012 foram batata (56%), cebola (49%) e arroz (40)%. Já as maiores quedas de preço foram da carne de traseiro (6,74%) e do açúcar (3,10%).

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo