>Melhoria de renda da classe C eleva participação dos hipermercados e das lojas de departamento
Sair do supermercado com um laptop na sacola já faz parte da realidade dos brasileiros. Pesquisas indicam não só o aumento nas compras de computadores portáteis como o crescimento na participação dos hipermercados e das lojas de departamento nas vendas.

De janeiro a março de 2010, o número de máquinas vendidas no país subiu cerca de 40% na comparação com igual período do ano passado. Os portáteis detêm fatia de 39% do total. Em 2009, a média foi de 34,5%.

Segundo dados da consultoria IDC, foram vendidos 2,9 milhões de computadores (portáteis e de mesa) no primeiro trimestre. O volume elevou a expectativa até dezembro, de 12,8 milhões de unidades para 13,2 milhões.

De acordo com o analista da IDC, Luciano Crippa, o crescimento deve-se principalmente ao bom momento econômico do país, uma vez que as vendas para empresas cresceram 30% na comparação entre os primeiros trimestres de 2010 e do ano passado.

Estabelecimento especializado perde espaço na disputa

O levantamento Retail and Technology Brasil, da GfK, aponta para uma nova tendência: a consolidação da presença dos PCs nas prateleiras de supermercados e grandes varejistas. Nos três primeiros meses do ano, a participação dos hipermercados e das lojas de departamento chegou a 23%, o segmento de maior crescimento na comparação com o mesmo trimestre de 2009.

Segundo o analista da consultoria GfK, Alex Ivanov, esse tipo de varejo ganha participação principalmente em cima das lojas especializadas em informática, que diminuem de importância porque os computadores montados a pedido do cliente perdem espaço. A situação reflete o esforço dos fabricantes para diversificar a clientela.

– Acompanhamos a grande expansão da classe C. Esse consumidor se dirige mais ao varejo – diz Luiz Mascarenhas, diretor da Unidade de Negócios e Produtos para Consumo da HP.

Grandes redes de varejo e supermercados no Rio Grande do Sul já têm parcerias com fabricantes como HP, Dell, Sony, Positivo, Samsung, LG, Megaware, CCE e Intelbras, marcas que vêm atrás de um público atraído por preços mais baixos e facilidades de pagamento.

– Com o varejista, não só temos a disponibilidade do produto para o cliente ver, mas também o crédito. Oferecer opções de parcelamento e de compra permite que a tecnologia esteja muito mais presente para a base de consumidores – avalia a gerente de marketing da Dell, Valéria Molina.

Fonte: Zero Hora – 03/07/2010