As vendas do grupo varejista francês Casino avançaram 35,2% no quarto trimestre de 2012 e atingiram 12,86 bilhões de euros, impulsionadas pelas subsidiárias internacionais. O número ficou em linha com o previsto pelos analistas ouvidos pela Dow Jones Newswires.

As vendas internacionais aumentaram 75,9% entre outubro e dezembro, em bases anuais, para 8,09 bilhões de euros. Já a França registrou queda de 3,1%, para 4,76 bilhões, em um período marcado por muitas políticas promocionais.

Em 2012, as vendas do grupo cresceram 22,1% e atingiram 41,97 bilhões de euros. O mercado internacional apresentou alta de 50,7% no faturamento, incluindo as operações do Grupo Pão de Açúcar, para 23,52 bilhões de euros. A França, abatida pela crise econômica, apresentou recuo de 1,6%, para 18,45 bilhões de euros.

A América Latina registrou um forte crescimento orgânico de 7,8% no trimestre – excluídos os efeitos de diferenças no calendário e da variação do petróleo -, liderado pelas operações no Brasil e na Colômbia. As vendas “mesmas lojas”, em estabelecimentos abertos há mais de um ano, subiram 5,5%.

O mercado internacional respondeu por 63% das vendas do grupo no quarto trimestre, de 48% em igual período de 2011.

As vendas “mesmas lojas” do Pão de Açúcar aumentaram 6,6%, excluindo os efeitos do petróleo. A empresa foi beneficiada por fortes atividades promocionais, como a extensão da “Black Friday” para supermercados e lojas de conveniência, além do bom desempenho das bandeiras Assaí e Minimercado.

(Por Valor Econômico) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo