Esse é o perfil apontado por uma pesquisa do Data Popular, apresentada no evento Fórum Novo Brasil — Desvendando a Classe Média, realizado ontem (12/12). No debate, foram apresentados dados que ajudam a entender os hábitos e o consumo dessa parcela da população, que fez a classe média brasileira chegar a 104 milhões de pessoas (52% da população).

Segundo o instituto de pesquisa, essa nova classe C valoriza laços de amizade com a vizinhança e não tem o interesse de se tornar elite. Quem quiser conquistar essas pessoas terá que entender suas peculiaridades e falar a sua língua, afirma Renato Meirelles, do Data Popular.

O estudo também mostra que, de cada 10 pessoas da nova classe média, oito são negras. E, nessas famílias, quem define como serão gastas as finanças são as mulheres. Já os jovens possuem maior nível de educação em relação aos seus pais e contribuem cada vez mais com a renda familiar.

Em 2012, a classe C já deve movimentar R$ 1,4 trilhão, o mesmo valor gasto pelas classes A e B juntas.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo