O aumento da classe C levou a NCR Corporation, líder em autoatendimento, a se voltar mais para o varejo, especialmente ao segmento de hospitalidade (restaurantes). Isso ocorre porque as varejistas têm buscado as tecnologias para obter mais eficiência, segundo Elias Rogério da Silva, vice-presidente para Caribe e América Latina da NCR Corporation, o que tem gerado um relevante segmento para a empresa.
O setor financeiro continua sendo o principal nicho no qual a empresa atua, mas a amplitude e variedade de opções do varejo brasileiro chamam a atenção da empresa, que tem registrado um crescimento de “dois dígitos” no país nos últimos seis anos, segundo informou Silva ao apresentar o balanço anual da empresa. Disse, ainda, que o varejo já representa 30% do faturamento global da NCR. Os números exatos não foram divulgados.
De acordo com o executivo, a empresa tem avaliado a possibilidade de atender também o pequeno e médio varejista e para isso já tem avaliado a possibilidade de adequar o portfólio da NCR às demandas das pequenas e médias empresas, oferecendo a possibilidade de aquisição de licenças – em que o varejista custeia uma mensalidade ao longo do tempo – ao invés de cobrar pelas soluções – com o pagamento de valores maiores.
Como reflexo do foco que passou a oferecer ao varejo, mês passado a empresa anunciou a aquisição da israelense Retalix Ltd., líder global no fornecimento de software e serviços inovadores para o varejo, em uma transação que resultará em cerca U$ 650 milhões em sua conclusão, no primeiro trimestre de 2013.
Também este ano a NCR adquiriu a POS Integrated Solutions, revendedor da solução NCR Aloha para restaurantes, a Wyse Sistemas de Informática Ltda., fornecedor líder de mercado de soluções de software também voltada a hospitalidade, e a Radiant Distribution Solution (RDS), antes parceira de distribuição de hardware para hospitalidade da NCR.
(Por NoVarejo) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo