As vendas dos shopping centers brasileiros devem crescer 15% no período de Natal em relação ao ano passado, foi o que apurou a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), que representa o setor no País. Segundo a empresa, em novembro o País ganhou 16 novos empreendimentos.

De acordo com a entidade, a data, que é considerada a mais importante para o setor no ano, terá como impulso para o bom desempenho as medidas de incentivo adotadas pelo governo, como redução de juros, somadas a aumento de renda, desemprego em baixa e crédito disponível.

Segundo a entidade, no período de festas de final de ano, os segmentos de cosméticos e telefonia devem liderar as vendas, assim como brinquedos, vestuário e calçados devem ter destaque.

“A Abrasce também estima aumento de 30% na oferta de empregos, o que equivale a cerca de 240 mil novas vagas. No ano passado, foram criadas perto de 220 mil vagas”, disse a entidade em nota oficial.

A entidade prevê crescimento de 12% das vendas do setor no fechado deste ano, após faturamento de 108 bilhões de reais em 2011. Hoje existem 445 shoppings em operação no País. No acumulado do ano os shoppings também registraram crescimento, no balanço da Associação Brasileira de Shopping Centers, a alta no setor chegou a 5,06% em outubro, na comparação com o mesmo período do ano passado.

No acumulado de janeiro a outubro, as vendas subiram 8,68% em relação às de igual intervalo de 2011. Conforme a entidade, em outubro, a alta foi puxada pelo segmento de lazer e entretenimento, que avançou 12%. Em seguida, aparecem os setores de alimentação (9,08%), vestuário (7,65%) e serviços (8,51%). A pesquisa mostra também que o nível de vacância – percentual que representa a média dos espaços vagos nos centros de compras -ficou em 1,65% em outubro, o menor índice de 2012. Desde o início do ano, foram inaugurados 24 dos 28 shoppings previstos.

Ritmo forte

De olho nas vendas natalinas, construtoras e administradoras de shoppings abriram 16 novos centros de compras em novembro, o que significa um novo empreendimento a cada dois dias. Segundo a associação, Para se ter uma ideia, o País ganhou em novembro área bruta locável (ABL) quase igual à da soma do ano: 495.377 metros quadrados de janeiro a outubro e 491.975 até o dia 30. O Estado de São Paulo lidera a lista, com oito novos shoppings.

(Por DCI) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo