Em seus balanços financeiros, o grupo Carrefour sempre faz questão de ressaltar a importância e o sucesso da bandeira Atacadão – braço de atacarejo da companhia – nas operações da rede no mercado brasileiro. Agora, o Atacadão pode ser estratégico para outra necessidade do Carrefour: reforçar o caixa.

O Carrefour não comenta rumores de mercado, mas, segundo reportagem da coluna Radar, de Veja, a rede francesa estaria planejando o IPO do Atacadão. A operação poderia levantar cerca de 10 bilhões de reais. Mesmo que o montante possa parecer exorbitante, ele poderia ser justificado pelo bom desempenho do setor no qual o Atacadão está inserido e ao excelente desempenho da própria rede no Brasil. O Atacadão responde por mais de 70% da receita do grupo francês no país.

Segundo dados da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD), o setor atacadista como um todo faturou cerca de 165 bilhões de reais, em 2011, no Brasil. Só o Atacadão somou vendas de mais de 11 bilhões de reais no mesmo período. Já um de seus concorrentes diretos, o Assaí, do grupo Pão de Açúcar, acumulou receita de 4,2 bilhões de reais no ano passado.

Além de figurar como a maior do setor de atacarejo no país, o Atacadão está entre as dez maiores companhias do comércio brasileiro e entre as 40 maiores empresas brasileiras em vendas, dividindo espaço no pódio com companhias como Petrobras, Grupo Pão de Açúcar e a própria rede Carrefour – que em 2011 registrou receita de 13 bilhões de reais no Brasil, de acordo com dados da edição especial Melhores e Maiores, de EXAME.

Aquisição

O Atacadão foi comprado pelo grupo Carrefour, em 2007, pelo montante de 2,2 bilhões de reais. A operação foi antecipada por EXAME. Na ocasião, a rede francesa justificou o negócio à estratégia da companhia de reforçar sua presença em mercados de crescimento importante por meio de um formato diversificado de varejo.

O número de lojas de lá para cá praticamente triplicou no país com a bandeira Atacadão sob o comando do grupo francês – que tem como meta abrir entre 15 e 20 lojas por ano no mercado brasileiro.  Fundado nos anos 60 pelo empresário Alcides Parizotto, o Atacadão pertencia à família Lima e aos executivos Farid Curi e Herberto Uli Schmeil antes de ser vendido ao Carrefour.

(Por Exame) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo