A Companhia Brasileira de Distribuição (Pão de Açúcar) informou nesta terça-feira em comunicado que a associação que criou a rede de eletrodomésticos Viavarejo é irretratável do ponto de vista legal. A empresa enviou o comunicado ao mercado diante das declarações veiculadas na imprensa pela família Klein e seus assessores sobre eventual controvérsia relacionada à criação da Viavarejo.

Um novo capítulo do conflito entre a família Klein e o Pão de Açúcar teve início na última sexta-feira, quando os fundadores da Casas Bahia enviaram um carta pedindo nova conversa para rever as condições da fusão da varejista com o Grupo Pão de Açúcar, que deu origem à Viavarejo.

As duas partes travam batalha desde 2009, quando decidiram se associar. Segundo comunicado do Pão de Açúcar, a associação que criou a Viavarejo é “irretratável do ponto de vista legal, tanto quanto à sua existência quanto às suas características de controle, e qualquer especulação em sentido contrário é nociva aos interesses tanto da CBD quanto da Viavarejo, ambas companhias abertas”. Desta vez, os Klein, no segundo questionamento em pouco mais de dois anos, aponta erros e inconsistências nas demonstrações da Globex (Pontofrio, do Pão de Açúcar) capazes de alterar a relação de troca de ações das empresas.

De acordo com levantamento da KPMG, contratada pelo conselho da Viavarejo, alguns itens poderiam até inverter a composição acionária, tornando os antigos donos da Casas Bahia controladores. No comunicado, o diretor de Relações com Investidores do Pão de Açúcar, Vitor Fagá de Almeida, argumenta que não há qualquer menção a inconsistências ou erros nas demonstrações financeiras da Globex. “Neste sentido, o uso de informações preliminares, descontextualizadas, assim como qualquer conclusão ou especulação a seu respeito é inconsequente, precipitada, distorcida e danosa”, diz o diretor de RI.

O advogado da família Klein, Ivo Waisberg, não confirma a hipótese de inversão da composição acionária, mas afirma que a situação precisa ser rediscutida. “Existe um problema que pode ser relevante e a gente precisa apurar. Por isso, enviamos uma notificação para abrir negociações sobre as eventuais inconsistências no balanço da Globex usado na transação”, disse Waisberg ao jornalista David Friedlander, do jornal O Estado de S.Paulo, na segunda-feira.

O Pão de Açúcar diz ainda que já contranotificou a família Klein, “trata o assunto com a máxima atenção e seriedade e adotará as medidas cabíveis e tomará as decisões pertinentes com base em informações consolidadas, no foro e momento adequados”. Caso não entrem em acordo no prazo de 30 dias, os empresário Samuel e Michael Klein ameaçaram entrar com pedido de arbitragem.

(Por Exame) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo