Um acordo entre o governo e a indústria da bebida, firmado na última sexta-feira (28/09), adiou para depois do carnaval de 2013 o aumento da carga tributária sobre a cerveja. A medida estava prevista para vigorar a partir de hoje (01/10), mas foi transferida para o dia 1º de abril do ano que vem.

Com esse adiamento, haverá neste mês apenas a atualização da tabela tributária para a bebida, o que é feito normalmente levando em conta a inflação dos últimos 12 meses. O aumento dos preços, que era esperado na casa dos 2,85%, vai ficar em 2,15%, percentual que a Receita Federal acredita que não será perceptível ao consumidor.

Em abril de 2013, no entanto, será implementada nova etapa de reajuste, que deve provocar um aumento de 0,2% no preço cobrado pela lata do consumidor, segundo estimativa da Receita.

Como contrapartida, as empresas produtoras de cerveja deverão aumentar os investimentos em tecnologia e novas fábricas, renovar sua frota de caminhões, e não cortar postos de emprego.

A medida vale apenas para a produção de cerveja. O restante das bebidas frias, como refrigerante, energético, água mineral e isotônico, terá o aumento da carga tributária já a partir de hoje.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo