As marcas Nestlé, Samsung, Adidas e Nike – empatadas no terceiro lugar – são as mais desejadas pelos consumidores da Classe C. Elas obtiveram médias de aprovação de 4,1%, 3,9% e 3,7%. Um estudo “Top of C” realizado pelo Data Popular ouviu 22 mil pessoas da chamada nova classe média em 153 cidades e identificou as empresas preferidas por este grupo. No ranking geral, os consumidores elegeram como marcas mais relevantes e confiáveis aquelas que se enquadram nas categorias alimentos, informática, automóveis, eletrônicos e celulares.

Entre os homens, Adidas, Nike e Samsung estão entre as preferidas com 5,8%, 5,1% e 4,9%, respectivamente. As mulheres elegeram Nestlé, O Boticário e Hering com 6,3%, 4,2% e 3,1%. Quase metade dos entrevistados (46%), no entanto, afirmou não ter sido conquistado por nenhuma marca. Ainda assim, 84% deles afirmam serem fiéis às empresas.  Conheça abaixo o ranking:

Automóvel
Fiat – 21,2%
Volkswagen – 18,8%
Chevrolet – 15,7%

Alimentos
Nestlé – 32,3%
Sadia – 27,2%
Perdigão – 3,9%

Bebidas Alcoólicas
Skol – 27,1%
Brahma – 14,8%
Antarctica – 8,3%

Bebidas não-alcoólicas
Coca-Cola – 48,8%
Del Valle – 6,9%
Antarctica – 6,4%

Calçados
Nike – 9,2%
Adidas – 6,9%
Ramarim – 6,8%

Higiene Pessoal
Dove – 14,5%
Colgate – 11,4%
Johnson & Johnson – 8,2%

Material de limpeza
Veja – 28,1%
Omo – 21,7%
Bombril – 13,1%

Roupas
Hering – 12%
Adidas – 3,2%
Colcci – 3,2%

Cosméticos
Natura – 35,1%
O Boticário – 18,9%
Avon – 18,5%

Informática
HP – 18,1%
Dell – 17%
Samsung – 13,3%

Eletroeletrônicos
Samsung – 20,2%
Brastemp – 17,7%
LG – 12,4%

Bancos
Banco do Brasil – 25,8%
Itaú – 23,9%
Caixa Econômica Federal – 18,8%

Cartões de crédito
Visa – 50,9%
Mastercard – 24,1%
Itaucard – 4,4%

Companhias aéreas
Tam – 50%
Gol – 34,8%
Azul – 6,9%

Telefonia Móvel
Tim – 29,3%
Vivo – 28,8%
Oi – 19,8%

Varejo de moda
C&A – 15,4%
Renner – 13,2%
Riachuelo – 10,4%

Varejo de eletroeletrônicos
Casas Bahia – 10%
Lojas Americanas/Ponto Frio – 6,9%
Magazine Luiza – 6,8%

(Por Exame) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo