Afinal, o iPhone 5 vai ou não ter a conexão sem fio NFC, usada para pagamentos com o smartphone?

A dúvida persiste. Fotos que circularam na internet na segunda-feira mostram, entre outros componentes, um chip quadrado que poderia ser um transceptor de NFC. Mas uma análise mais cuidadosa mostrou que o chip, aparentemente, não tem relação com essa tecnologia. Mas há outras soluções que a Apple pode adotar para incorporar NFC ao iPhone 5.

As fotos das supostas peças do iPhone 5 foram publicadas numa conta no site PhotoBucket. O blog japonês Macotakara levantou a hipótese de que o chip visto nelas poderia conter o controlador de NFC e a antena. Uma das razões para essa suspeita é que a Apple registrou patentes relacionadas com NFC em que a antena aparece mais ou menos na mesma posição do misterioso chip.

Mas análises posteriores apontaram que aquele componente do iPhone 5 é pequeno demais para ser uma antena de NFC. É mais provável que seja um controlador da tela sensível ao toque, da câmera ou dos sensores do smartphone.

O site Anandtech observa que a comunicação por NFC exige antenas grandes. Em smartphones como o Google Galaxy Nexus, da Samsung, a antena é uma espiral condutora impressa numa fina lâmina plástica retangular, com vários centímetros de lado. Essa lâmina fica entre a bateria e a tampa traseira do smartphone, que é de plástico.

Brian Klug e Anand Lal Shimpi, do Anandtech, ponderam que, se o iPhone 5 tiver mesmo traseira metálica, é difícil instalar uma antena de NFC nele. Se ela fosse colocada entre a bateria e a lâmina metálica, o metal bloquearia as ondas de rádio, impedindo a comunicação. Pelo que tem sido divulgado, o iPhone 5 terá duas janelas traseiras para comunicação por rádio, uma no topo e outra na borda inferior.

Essas janelas são suficientes para o Wi-Fi e o Bluetooth. Teoricamente, seria possível colocar uma antena de NFC numa delas. Mas isso tornaria o uso desse recurso incômodo. O usuário teria de alinhar precisamente a antena com o sensor do terminal de caixa para fazer um pagamento. Para Klug e Shimpi, é improvável que a perfeccionista Apple faça uma gambiarra dessas.

Mas há outra opção. A Apple registrou, em 2007, uma patente de um método para incorporar uma antena de NFC à própria tela de cristal líquido. O site NFC World, que analisou a patente, destaca esta frase do documento: “A antena de RFID pode ser incorporada ao painel sensível ao toque, de modo que ele funcione como transceptor de RFID. Nenhuma antena de RFID separada ocupando espaço é necessária”.

Outra patente da Apple, também requerida em 2007, descreve uma solução para incorporar NFC a dispositivos com gabinete metálico. E a Apple não parou aí. Ontem mesmo, foi aprovado um pedido de patente da empresa sobre um método para a confirmação de pagamentos em dispositivos móveis. Foi solicitada em 2009.

Outro motivo para a suposição de que o iPhone 5 terá NFC é o fato de a Apple ter criado um app que tem óbvia vocação para pagamentos, o PassBook. Ele é parte da nova versão 6 do sistema iOS, que vai estrear no iPhone 5. A Apple vem apresentando esse aplicativo como um local para guardar ingressos, passagens e, cartões de fidelidade digitais.

Parece natural que em algum momento, o usuário deverá poder usar o PassBook também para comprar esses ingressos e passagens. Mas não há certeza de que a opção de pagamento por NFC seja incluída no iPhone 5. Ela pode ficar para a geração seguinte do smartphone. Embora esteja presente em vários smartphones de fabricantes como Samsung e HTC, essa tecnologia ainda tem uso muito limitado por causa da falta de terminais preparados para usá-la.

Assim, a ausência de NFC no iPhone 5 não traria problemas práticos para a maioria dos usuários. Daqui a um ano, é provável que o NFC esteja mais amplamente difundido. A Apple poderá, então, incluí-lo no iPhone 6. Essa atitude mais conservadora com tecnologias emergentes não é incomum na Apple. O primeiro iPhone, por exemplo, não tinha conexão 3G, que já estava presente em diversos outros aparelhos no mercado.

De qualquer modo, tudo isso é baseado em rumores, especulações e análises das poucas informações disponíveis. Os detalhes reais sobre o iPhone 5 serão conhecidos quando a Apple fizer a apresentação oficial do novo smartphone. A data prevista para isso é 12 de setembro, daqui a duas semanas – se nada mudar até lá.

(Por Exame)