As principais redes de varejo dos Estados Unidos, lideradas pelo Wal-Mart, Best Buy e Target, anunciaram nesta quarta-feira, 15, a criação de uma empresa para o desenvolvimento de um aplicativo de pagamento para smarphones. O objetivo da Merchant Customer Exchange, nome da nova empresa, é que a tecnologia seja compatível com praticamente todos os aparelhos disponíveis no mercado, e que englobe cupons de desconto e programas de fidelidade.

Com o anúncio, as varejistas vão concorrer com empresas como o Google, que já tem um aplicativo de pagamento em telefones da Sprint, e com as operadoras de telefonia Verizon Wireless, AT&T e T-Mobile USA, que também têm suas próprias plataformas, além das tradicionais Visa e Mastercad, especialistas no segmento de pagamento, e das digitais PayPal e eBay.

A Merchant Customer Exchange inclui ainda as redes 7-Eleven, Alon Brands, CVS/pharmacy, Darden Restaurants, HMSHost, Hy-Vee, Lowe’s Cos., Publix Super Markets, Sears, Shell Oil Products US e Sunoco. Juntas, as companhias somam vendas anuais superiores a US$ 1 trilhão.

(Por Meio & Mensagem) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo