“Por que consumidores aceitam ficar em filas, esperando por tanto tempo para comprar um produto ou usar um serviço?”, provocou Luciana Stein, diretora da trendwatching.com na América do Sul e Central. A resposta, segundo ela, vai bastante além do produto e da compra, em si

“Essas pessoas estão nas filas porque querem experiências que as transformem, sejam essas experiências derivadas de um produto ou um serviço”, explicou. “O novo é uma promessa de transformação”.

Luciana esteve ontem no Seminário de Tendências de Consumo da consultoria, em São Paulo, onde falou sobre as inovações que estão movimentando as pessoas, as marcas e o consumo na América Latina.

Veja a seguir 10 tendências citadas e exemplificadas pela pesquisadora.

1 Newism

Trata-se de uma nova zona de experimentação, em que os consumidores, principalmente os residentes na América Latina, buscam cada vez mais o novo, o inédito e personalizado.

“Newism está relacionado ao desejo por inovação em um estado e espírito de vida”, diz Luciana. “Para isso, também precisamos falar de escolhas: mais dinheiro resulta em um maior número de escolhas,  e isso é potencializado com a emergência da classe C”.

É dessa tendência, segundo a diretora da trendwatching.com, que surge também a segmentação do mercado em nichos cada vez mais especializados.

 

2 Flex Life

Com tantas opções, as pessoas precisarão de possibilidades de consumo cada vez mais curtas, rápidas e flexíveis para que seja possível aproveitar todas elas, ou pelo menos grande parte.

“O que era fixo, agora está pronto para ser fracionado em pequenos momentos, menos duradouros e mais ágeis”, afirmou Luciana.

Exemplos

Chasqui Bus (Peru): serviço que permite aos mochileiros obter informações, fazer reservas em hotéis e locações e comprar passagens de ônibus aos poucos, durante a viagem, sem a necessidade de reservar tudo antes de começar a “aventura”. Com isso, o mochileiro não precisa se preocupar em seguir um roteiro restrito e pode mudar de ideia se desejar passar por lugares que não estavam no planejamento.

Gym Pass (São Paulo): diárias flexíveis para academias, sem que seja necessário contratar um plano semestral ou anual. Você escolhe a academia, compra um passe diário para a aula que desejar e participa da aula.

Web Salão (Curitiba): um salão onde é possível contratar serviços de beleza como corte de cabelos e manicure pela internet e recebê-los no local solicitado. O pagamento também é feito pela internet.

Cochilo (São Paulo): aberto há menos de um mês em plena rua Augusta, em São Paulo, esse serviço permite o aluguel de uma cama para um cochilo rápido.

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