A Telefônica Vivo espera reduzir os custos com as recargas de telefone celular, cujo volume mensal de operações ultrapassa 50 milhões, a partir de uma parceria com a multinacional de pagamentos PayPal. Os clientes da Vivo poderão enviar e receber pagamentos por meio de seus aparelhos celulares, assim como efetuar a recarga dos dispositivos no próprio telefone. “É um novo meio de pagamento para facilitar a recarga”, disse o diretor-geral da operadora, Paulo Cesar Teixeira, em entrevista a jornalistas. O executivo evitou, porém, divulgar metas de crescimento desse serviço dentro do negócio de dados da companhia.
O novo serviço poderá democratizar o pagamento online, sobretudo entre as classes de renda mais baixa, na opinião do diretor-executivo de marca, novos negócios e estratégia da Vivo, Christian Gebara. “O mobile payment é uma grande tendência”, disse, destacando que mais de 80% da base de clientes de telefonia celular é do tipo pré-pago. Para fazer pagamentos e recarregar a conta o cliente precisará estar vinculado à PayPal. Para isso, é necessário fazer um cadastro via internet.
Não há cobrança dos clientes pela recarga dos créditos. Já para os pagamentos será debitado um valor de R$ 1,00 por transação de pagamento a pequenos comerciantes, como manicures, ou prestadores de serviços, como taxistas. O presidente da PayPal na América Latina, Mario Mello, disse que as taxas cobradas para quem receber o pagamento ficarão entre 5,4% a 6,4%, dependendo da transação, e com disponibilização 24 horas.
O serviço permite transações de pagamento via qualquer aparelho celular, por meio de uma tecnologia similar à utilizada em mensagens de texto (SMS), inclusive para os modelos mais simples, com tecnologia GSM, sem necessidade de acesso à internet. Todas as operações a cargo da PayPal serão protegidas e monitoradas por uma equipe antifraude. Segundo as empresas, as informações dos clientes são armazenadas de acordo com critérios internacionais de proteção de dados.
(Por Exame) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo