Há boas chances de que o iPhone 5 chegue ao Brasil no final de novembro. O smartphone da Apple deve ser anunciado em 12 de setembro e deve começar a ser vendido nos Estados Unidos nove dias depois, no dia 21. Com a chegada do novo modelo, espera-se que os preços do iPhone 4S e do iPhone 4 sejam reduzidos. Por isso, quem pretende comprar um iPhone deve aguardar.
A data de chegada do iPhone 5 ao Brasil pode ser estimada com base no histórico do iPhone 4S. Esse modelo do iPhone foi apresentado pela Apple em 4 de outubro de 2011 e começou a ser vendido por aqui em 16 de dezembro. Foram 73 dias entre o anúncio oficial e a chegada ao Brasil. Se aplicarmos esse mesmo prazo para o iPhone 5, podemos estimar que ele deve chegar por volta do dia 24 de novembro.
Naturalmente, a data não é garantida. O lançamento pode adiantar se a Apple resolver dar maior prioridade ao Brasil em relação a outros países. Também pode atrasar se a Apple estiver com dificuldade para abastecer o mercado americano, por exemplo. Nesse caso, ela pode decidir atrasar a vinda do smartphone para o Brasil de modo a direcionar a produção para os Estados Unidos.
Mas, até agora, não há indícios de dificuldades na linha de produção. Uma estimativa do banco J. P. Morgan indica que a empresa da maçã encomendou 59 milhões de unidades do iPhone 5 para entrega neste ano. Isso é mais que o dobro dos 26 milhões de smartphones que a Apple vendeu no segundo trimestre do ano. Com esse volume de produção, a Apple poderá levar o iPhone 5 rapidamente a muitos países.
Tela maior
Pelo que sabemos até agora, o iPhone 5 terá tela de 4 polegadas em formato mais alongado (16:9) que a do iPhone 4S. Ele vai usar um novo conector de dados, menor que o atual. A Apple, assim, começa a abandonar o conector de 30 pinos que ela usa há nove anos em seus dispositivos móveis. O cartão da operadora será menor, no novo formatonano-SIM. Já a tomada para fone de ouvido e microfone deve mudar para a parte inferior do smartphone.
(Por Exame) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo