Você já pensou em pagar uma compra apenas aproximando o celular no terminal de pagamento? Ou melhor, pedir uma pizza e pagar apenas passando o número do telefone para atendente?

Esse tipo de tecnologia está cada vez mais próxima da realidade do brasileiro. Na última semana, a Visa apresentou essas e outras formas de pagamentos nas Olimpíadas de Londres.

A empresa apresentou duas formas de pagamento via celular, por proximidade do aparelho ao terminal e via remoto. A primeira basta o cliente aproximar o seu smartphone com o aplicativo da Visa para que o aparelho identifique o pagamento.

Já o modo remoto você pode usar seu telefone para autenticar o seu pagamento via celular. Por exemplo: você pode ligar e pedir sua pizza e para realizar o pagamento basta passar o número do seu celular que estará integrado ao número do seu cartão. Você receberá uma SMS com os dados da compra e uma solicitação de senha autenticando a compra.

Uma vez que você digita sua senha ela é analisada e envia uma transação de autorização de pagamento. Ou seja, você não precisou passar o número do seu cartão e fez um pagamento de forma rápida, simples e segura.

Para executar esse tipo de pagamento é preciso ter o aplicativo Visa payWave, no seu smartphone.

Pagamentos Contactless Visa:

Com os cartões Contactless, assim como os pagamentos por proximidades dos celulares, os consumidores poderão fazer compras apenas aproximando o cartão do terminal habilitado, sem a necessidade de inserir senhas para compras até R$ 50.

Novas formas de pagamentos no Brasil

Segundo o diretor executivo sênior de produtos Visa no Brasil, Percival Jatobá , o País já está se destacando com um dos mais inovadores nos meios eletrônicos de pagamentos.

“No Brasil foi lançado um programa de chip há 16 anos e hoje o País é segundo com maior em aceitação de cartões com chip”, explica Jatobá.

Com relação aos pagamentos via celular, Jatobá informou que já foi lançado um projeto piloto deste tipo de pagamento no País, desde 2009, em parceria com o Banco do Brasil, Bradesco e Cielo.

“A maioria dessas tecnologias apresentada nas Olimpíadas já foram lançada no Brasil de forma piloto. Principalmente os cartões pré-pagos que já existem no País há dez anos”, ressalta o executivo.

Segundo ele, hoje acontece uma revolução silenciosa do ponto de vista do consumidor, que ainda não consegue enxergar o que está acontecendo, mas as empresas já estão trabalhando para inserir esse conceito no mercado.

Os cartões Contactless também já foram lançados de forma piloto no Brasil em 2008, também em parceria com o Bradesco e a Cielo.

Segundo Jatobá, já há diversos estabelecimentos com terminais habilitados para esse tipo de pagamento.

Dificuldades de expansão

Jatobá explicou que a maior dificuldade de expansão destas novas tecnologias é garantir uma sustentabilidade, no aspecto financeiro, para inserir essas modalidades de pagamentos no mercado.

“A maior barreira é o custo final do cartão, pois possui uma tecnologia mais cara e a intenção é não repassar esse custo para os clientes”, explica.

(Por Varejista) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo