>Lílian Cunha , de São Paulo
18/12/2009
McDonald’s abriu restaurante em Sorocaba (SP) equipado com miniquadra de basquete e bicicletas ergométricas
De um lado bicicletas ergométricas e uma miniquadra de basquete. Do outro, batatas fritas, refrigerantes e hambúrgueres. Parece contraditório, mas esse é o novo conceito de loja que o McDonald´s inaugurou em Sorocaba, no interior de São Paulo.
O quinto restaurante da rede na cidade foi aberto em setembro e equipado com o “Ronald Gym Club”: uma miniacademia para crianças e pré-adolescentes. “O movimento na loja, graças à mini-academia, já é pelo menos 25% maior do que o de um restaurante comum da rede, do mesmo tamanho, em localidade semelhante”, diz Roberto Gnypek, diretor de planejamento de marketing do McDonald´s no Brasil.
A ideia nasceu na França, há cinco anos, e já chegou a restaurantes de Portugal, México e Argentina. “Não se trata de compensar um sentimento de culpa que a empresa teria por vender sanduíches”, diz Gnypek. “A intenção é ajudar os pais a incentivar os filhos na prática de exercícios físicos.”
Gnypek explica que pelo menos 30% da frequência média nos 573 restaurantes da rede é formada por adultos acompanhados de crianças. “As crianças vêm o McDonald´s como um lugar de entretenimento, não apenas como um restaurante”, diz o executivo. Por isso, muitos restaurantes têm uma área reservada só para os pequenos, como parquinhos e os salões de festas para aniversários.
Com a loja de Sorocaba, a rede inaugura uma terceira atração, que, segundo Gnypek, atrai crianças e pré-adolescentes.
“No ano que vem devemos inaugurar mais um ou dois ‘Ronald Gym Clubs’ nos mesmos padrões. Ainda é cedo para espalhar para muitas lojas porque é um projeto piloto. Os resultados, ainda estamos observando”, disse.
A loja de Sorocaba custou R$ 4 milhões, divididos entre a Arcos Dourados, responsável pela marca McDonald´s em toda a América Latina, e o empresário Claudio Costa, que já opera oito restaurantes na região. A unidade tem dois andares e um mezanino. O Ronald Gym Club fica no lugar do tradicional parquinho, no segundo andar do prédio e tem área total 3 mil metros quadrados.
As bicicletas ergométricas feitas para o tamanho de uma criança são acopladas a monitores de LCD que mostram trajetos de passeios. O lugar tem também a mini-quadra de basquete e mesa de pebolim eletrônico. Parte dos 130 funcionários foi treinada para orientar as crianças no uso dos aparelhos.
“O miniginásio entrega uma opção de lazer atrelada a um conceito de vida saudável”, diz Gnypek. O esforço para melhorar a imagem da empresa oferecendo opções mais saudáveis no cardápio – e, agora, até no entretenimento – começou no McDonald´s em 2003, nos restaurantes dos Estados Unidos. Logo a tendência desembarcou no Brasil, com opções de salada que eram vendidas só durante o verão. Em 2005, elas entraram para o cardápio permanente, que hoje tem maçãs, sucos de frutas e água de coco. “Nosso cardápio tem opções variadas. Temos, por exemplo, um McLanche Feliz que tem só 600 calorias. O Ronald Gym completa esse conceito”, diz Gnypek.
Mas 600 calorias não são pouca coisa. É mais, por exemplo, que as 504 calorias de um Big Mac, que continua sendo o sanduíche mais vendido da rede, respondendo por pelo menos metade das vendas. Para queimar um, ou outro, segundo a professora de educação física Eliz Mara Figueiredo, de São Paulo, uma criança de dez anos teria de pedalar de 30 a 40 minutos na ergométrica da lanchonete.