Nesta terça-feira (17), a Prefeitura de São Paulo divulgou um balanço da fiscalização dos centros comerciais de São Paulo. Dos 47 estabelecimentos, apenas 19 estão sem problemas. Vinte e quatro estão irregulares e quatro têm liminar judicial que impede a fiscalização da Prefeitura.

Segundo a Prefeitura, os principais problemas são a falta de vagas para estacionamento e a ampliação irregular dos prédios.

A Prefeitura divulgou ainda que o Shopping Interlagos foi o quarto estabelecimento punido e tem até o dia 15 de agosto para regularizar sua situação. Ele foi multado em R$ 1,9 milhão em um programa de fiscalizações realizado pela Prefeitura. As informações são do SPTV.

Trata-se de mais um empreendimento na mira da Prefeitura. Em junho, o Ministério Público do Estado de São Paulo divulgou que os shoppings Higienópolis e Pátio Paulista funcionavam de forma irregular e que teria havido o pagamento de propina para funcionários da Prefeitura.  Isso motivou fiscalizações da Prefeitura, que acabou cassando a licença dos estabelecimentos. O Mooca também também foi multado por não ter concluído obras viárias no entorno. Os três podem fechar até o final de julho.

De acordo com o secretário da Coordenação das Subprefeituras, Ronaldo Camargo, alguns shoppings acabaram, ao longo do tempo, ocupando parte das vagas de estacionamento “com outras atividades”.

Se os problemas não forem resolvidos, a Prefeitura disse que vai fechar os shoppings. O Mooca Plaza informou que terminará nesta terça-feira (17) sua última obra viária no entorno.

Veja a lista dos shoppings e sua situação:

– Documentação correta: Anália Franco, Cidade Jardim, Campo Limpo, Plaza Sul, Center Lapa, Shopping D, Metrô Boulevard Tatuapé, Metrô Tatuapé, Penha, D&D, Iguatemi São Paulo, Vila Olímpia, Parque JK, Boa Vista, Market Place, Morumbi, Center 3, Ibirapuera, Metrô Santa Cruz.

– Com irregularidade: Pátio Paulista, Pátio Higienópolis, Mooca Plaza, Eldorado, Interlagos, Raposo Tavares, West Plaza, Pirituba, Light, Butantã, Portal do Morumbi, Leste Aricanduva, Metrô Itaquera, Continental, Bourbon, Pompeia Nobre, Kinoplex, Santana Parque, Santana, Top Center, Frei Caneca, Lar Center, Center Norte, Central Plaza.

– Liminar judicial que impede fiscalização: Villa-Lobos, Center Norte, Lar Center, Jardim Sul.

– Punidos: Paulista, Higienópolis, Mooca, Interlagos.

(Por G1) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo