A ONU consagrou 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas e a Coop – Cooperativa de Consumo realizará  no dia 07 de julho algumas ações para festejar o Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado no primeiro sábado de julho.

Nesse dia, os aparelhos de TV do setor de Eletro, o portal da Coop (www.portalcoop.com.br) e redes sociais veicularão um filme que representa o verdadeiro princípio do cooperativismo, que é a união, representada por várias mãos e as quais juntas trabalham, cuidam, pedem, ajudam, cumprimentam e constroem um mundo melhor.

Com esta simbologia do trabalho e da cooperação, a Coop produziu um filme de animação em stop motion, feita com desenhos de diferentes tipos de mãos que mostram, de forma lúdica, o que é cooperativismo.

“Esse formato de filme, com diversos desenhos, causa curiosidade também pela complexidade de sua execução”, adianta Luciana Benteo, coordenadora das ações do Planeta Coop, núcleo de responsabilidade social.

Além do filme, haverá apresentação da Banda Lira de Santo André às 11 horas na unidade Perimetral (rua Gertrudes de Lima, 658)  e da  Banda Lyra de Mauá na unidade localizada na avenida Barão de Mauá, 1389, às 10 horas. Já os moradores de Tatuí poderão participar da Blitz da Saúde Mexa-se. No período das 8  às 14 horas,  haverá uma tenda montada na Praça da Matriz e qualquer pessoa poderá fazer exames gratuitos de glicemia, aferição de pressão, IMC (índice de massa corpórea) e receber orientações nutricional e física.

Doutrina no mundo: O cooperativismo está presente no mundo inteiro, gerando soluções e benefícios para mais 800 milhões de pessoas. Sua contribuição para o desenvolvimento socioeconômico na redução da pobreza, geração de emprego e integração social foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas, que declarou 2012 como o Ano Internacional do Cooperativismo.

“O cooperativismo mundial agrega hoje, direta ou indiretamente, 4,5 bilhões de pessoas e nasceu junto com a Revolução Industrial, exatamente em  1844, quando operários tecelões de Rochdale, cidade da grande Machester, na Inglaterra, uniram-se para descobrir um meio de fugir à ameaça iminente da miséria e fundaram a primeira cooperativa de consumo.

São Paulo soma 932 cooperativas divididas entre 10 ramos de atuação, que empregam 48.505 funcionários e agregam 3,3 milhões de cooperados. No Brasil, são 6.586 sociedades, que reúnem 10 milhões de cooperados e quase 300 mil empregados.

Sobre a Coop: Considerada a maior cooperativa de consumo da América Latina e 13ª no ranking da ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, a Coop possui mais de 1,5 milhão de cooperados e em parceria com o Banco Bradesco disponibiliza aos seus cooperados o cartão Private Label Coop Fácil Visa. Sua linha de produtos de marca própria Coop Plus é formada por cerca de 500 itens, envolvendo 60 categorias e encerrou 2011 com fornecimento bruto de R$ 1,661 bilhão.

(Por  MP & Rossi Comunicações) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo