Pesquisa trimestral realizada pela Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), mostra que cresceu a parcela de consumidores inadimplentes que têm mais da metade da renda comprometida com o pagamento de dívidas, em São Paulo.
De acordo com o levantamento, 27% dos consumidores que tinham contas em atraso em junho declararam que mais da metade da renda familiar era usada para quitar débitos. Em março, essa parcela era de 23,7%. Outros 39,4% declararam ter entre um quarto e metade da renda comprometida, e 33,6%, até um quarto.

Quando questionados sobre o nível de endividamento da família, 25,4% dos consumidores inadimplentes declararam estar “muito endividados” em junho, ante 22,2% em março. Outros 30,8% disseram estar “mais ou menos” endividados e 32,2% se declararam pouco endividados.

A pesquisa da Boa Vista mostra que cresceu a proporção dos inadimplentes que considera que sua situação financeira piorou quando comparada à do mesmo período do ano passado. Em março, 17,2% se viam em situação pior que em 2011, percentual que subiu para 21,2% em junho. A parcela dos que se consideram em melhor situação caiu de 49,4% para 37,4%. Também diminui a porcentagem dos inadimplentes que acredita que a situação financeira estará melhor no próximo ano: 73,3% em junho contra 82,1% em março.

Desemprego

O desemprego continua sendo a maior causa da inadimplência, segundo os entrevistados, representando 32,3% dos casos, mas o descontrole dos gastos subiu bastante em relação à última pesquisa e hoje praticamente empata com o desemprego, com 29,8% das citações, segundo a Boa Vista. O desemprego é a causa preponderante para a falta de pontualidade no pagamento das contas nas faixas de renda familiar até 3 salários mínimos (39,7%). Para as faixas acima de 10 salários o descontrole financeiro aparece como a principal causa (45,2%). Dentre os inadimplentes entrevistados 10% declararam que não terão condições de pagar suas contas em atraso. Outros 32% pretendem pagá-las à vista e 67,5% de forma parcelada.

A pesquisa sobre o perfil do inadimplente foi realizada pela Boa Vista com 1.100 consumidores que procuram o balcão de atendimento do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), em São Paulo.

(Por Uol Economia) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo